Paulo era considerado um homem brilhante e muito sábio, porém, não fazia uso somente do seu intelecto para argumentar com seus ouvintes. Ele ensinava e compartilhava das mensagens de Jesus com auxílio do Espírito Santo. “A minha palavra e a minha pregação não consistiram em palavras persuasivas de sabedoria humana, mas em demonstração do Espírito e de poder para que a vossa fé não se apoiasse em sabedoria dos homens, mas no poder de Deus.” (1 Coríntios 4:5)
Paulo acreditava que a sabedoria não era somente para os intelectuais, mas para as pessoas simples que aceitavam a Deus. “Porque a loucura de Deus é mais sábia do que os homens; e a fraqueza de Deus é mais forte do que os homens. (…) Mas Deus escolheu as coisas loucas deste mundo para confundir as sábias; e Deus escolheu as coisas fracas deste mundo para confundir os fortes.” (1 Coríntios 1:25;27)
Deus pensa de uma forma diferente deste mundo, saiba que pouco valor tem a sabedoria de livros empoeirados se eles não servirem para nos fazerem pessoas melhores, seja no campo profissional, pessoal, social. O mesmo acontece com a sabedoria que vem de Deus. Ela deve ser canalizada para que possamos melhorar o nosso relacionamento com o Pai. “Porque a palavra da cruz é loucura para os que perecem; mas para nós, que somos salvos, é o poder de Deus. Porque está escrito: Destruirei a sabedoria dos sábios e aniquilarei a inteligência dos inteligentes.” (1 Coríntios 18-19)
Sábio é somente Deus e, todo conhecimento verdadeiro provém dEle. A compreensão do mundo está no Pai e a nossa salvação depende da sabedoria em aceitarmos que Jesus morreu por nós.
Que a graça do Senhor Jesus Cristo, e o amor de Deus, e a comunhão do Espírito Santo seja com todos vós. Amém. (2 Coríntios 13).
Deixe um comentário